Localizado na Ilha de Itaparica - a maior ilha marítima do Brasil - o município de Vera Cruz Ocupa 87% da área da Ilha. Em 1553, ainda habitada por índios Tupinambás, a Ilha é doada pelo 1º Governador do Brasil, Tomé de Souza, à sua tia Dona Violante.
O primeiro povoado surge no ano de 1560, quando os portugueses erguem, na localidade denominada Baiacu, a primeira igreja da Ilha (2ª Matriz do Brasil ), sob as bênçãos do Nosso Senhor da Vera Cruz; daí a origem do nome do Município.
Durante mais de um século a Ilha é local de plantação de cana-de-açúcar e de criação de gado bovino; em seguida, a pesca da baleia passa a ser a principal atividade econômica até o final do século XVIII.
Vera Cruz emancipa-se politicamente, desmembra-se do município de Itaparica por força da Lei Estadual nº 1773/62.
Com o passar dos anos, rapidamente Vera Cruz assume a sua verdadeira vocação, tornando-se um dos pontos turísticos mais visitados do país e o primeiro destino turístico da Bahia.
Fundação/Emancipação: 31 de Julho de 1962
Área do Município: 211 KM 2
População Total: 31.154 hab. (1999)
Vera Cruz é um município essencialmente urbano, freqüentado nos finais de semana mormente pelas classes média e média-alta da capital baiana, das cidades do Recôncavo e do Distrito Federal.
Sol e Praia (turismo e lazer) é o principal atrativo natural de Vera Cruz, que ainda tem Rios que banham falésias; espelhos d'água que retratam o verde do manguezal; fontes de água potável à beira-mar; restinga de mata atlântica com trilha para o turismo de aventura e o mais belo cenário do planeta para a prática dos esportes náuticos (regatas) e o aéreo (pára-quedismo). Ruínas de igrejas, de fornos e de moinhos representam os atrativos históricos. A cultura é retratada fortemente pelas festas religiosas com procissões marítimas e terrestres. A Folia de Reis, o Bumba-Meu-Boi, a Puxada de rede, o Maculelê, a Capoeira, as festas de largo e o carnaval compõem o folclore de Vera Cruz.
Na culinária os veracruzenses fisgam os visitantes com o tempero que o Brasil herdou da África, mas com matéria prima nativa.
Vivendo tipicamente da pesca, a maior parte da população se alimenta de frutos do mar: ostra, chumbinho, aratu, siri, caranguejo, sarnambi, polvo, lula, camarão, lagosta e os mais diversos tipos de peixe.
A grande diversidade biológica, a fauna e a flora terrestres e marinhas, despertam em biólogos, agrônomos, oceanógrafos e demais especialistas o desejo de explorar cientificamente Vera Cruz; um nítido exemplo é a parceria da UFBA / Prefeitura Municipal, que culminou com as criações do Parque Ecológico do Baiacu e da APA das Pinaúnas.
Alto do Urubu (Matarandiba): 128m acima do nível do mar
Outeiro da Faustina (Sede): 104m acima do nível do mar
A topografia de todo o município é predominantemente plana; os picos discriminados no item altitude constituem raras exceções.
Tropical (quente e úmido)
Mar Grande (Sede: Duro, Riachinho, Jaburu, Fonte da Prata);
Barra do Gil;
Jiribatuba;
Cacha Pregos.
Mar Grande
Ilhota
Gamboa
Gameleira
Penha
Taipoca
Coroa
Baiacu
Berlinque
Conceição
Barra Grande
Matarandiba
Jiribatuba
Tairu
Aratuba
Barra do Pote
Cacha Pregos
Barra do Gil
Juerana
Porrãozinho
Ponta Grossa
Campinas
Catu
Porto Sobrado
As coordenadas da Sede Municipal são:
Lat. 12º 57' 32” S e Long. 38º 36' 16” W
Norte: Itaparica
Sul: Jaguaripe
Leste: Salvador e Oceano Atlântico
Oeste: Jaguaripe e Salinas da Margarida